segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Cidade do Sol



TítuloA Cidade do Sol (A Thousand Splendid Suns)
AutorKhaled Hosseini
Número de Páginas: 368
Ano : 2007 
Editora: Nova Fronteira 





     Mariam estava prestes a completar 15 anos, morava com sua mãe em uma kolba, e toda semana, recebia a visita de seu tão amado pai, Jalil. Sua mãe sempre dizia que seu pai contava mentiras e que ela era uma harami (bastarda) e que seu pai sentia vergonha de te-la como filha, Mariam, porém, não acreditava na mãe, por que acreditaria se seu pai era tão bondoso com ela? Cheguei até a acreditar que a mãe era louca e estava exagerando...
Jailil era um homem muito rico e que tinha um cinema, no qual Mariam nunca havia conhecido, então no seu aniversário de 15 anos, pediu que seu pai a levasse ao cinema para ver um filme junto com seus irmãos. No dia do seu aniversário, Jalil não aparece, então ela resolve ir até cidade a procura dele, até que encontra sua casa, porém teve que dormir na rua pois ninguém quis recebe-la. No dia seguinte o motorista da casa a leva de volta a kolba e chegando lá, a menina se depara com a imagem da mãe morta, tendo cometido suicídio. 
Foi então para a casa de seu pai e em pouco tempo, recebeu a notícia através de uma das esposas dele que, sua mão iria ser dada em casamento a um homem bem mais velho. Mariam pediu para que seu pai não deixasse que ela casasse, mas ele, nada fez, então Mariam casou-se com Rashid e fora morar com ele em Cabul. 

"O coração diz a verdade, minha menina. Para cada tribulação e cada sofrimento que Deus nos faz enfrentar, Ele tem um motivo." 

Na segunda parte do livro, conhecemos Laila que nasceu 19 anos depois de Mariam. Laila mora com o pai e a mãe, e é muito bem criada e seu pai sempre lhe disse que ela poderia ser o que quiser, e sempre foi a favor da educação. Seu melhor amigo era Tariq, que estava sempre junto a ela. 
Quando os dois já estão bem  grandes, as coisas em Cabul vêm piorando e a guerra só aumenta, pessoas sendo mortas e casas destruídas, chega um momento em que Tariq vai embora com seus pais, e pede para que Laila vá com ele, nessa época os dois já estavam bem apaixonados. Laila não pode ir com ele, e Tariq promete voltar para busca-lá. Dias depois a mãe de Laila resolve que quer ir embora de lá, então a família decide arrumar as coisas para a partida, mas uma tragedia acaba acontecendo, mudando completamente os planos de Laila. Um bombardeio atinge sua casa e ela acaba sendo a única sobrevivente, sendo acolhida por Mariam e Rashid. 

A Partir daí, o livro nos mostra como será a vida dessas duas mulheres, que vão se unir e encontrar força uma na outra, Laila acaba se casando com Rashid aos 14 anos de idade, pois está grávida de eu grande amor, Tariq. Muitas coisas acontecem na vida das duas, muito sofrimento e união. 


Um livro bem emocionante, que ao meu ver, não deixou a desejar em nenhum momento, o autor nos mostra uma realidade pouco conhecida. Uma história que, apesar de triste, nos faz refletir sobre os valores da vida.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário