sexta-feira, 5 de junho de 2015

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima

Título: O Meu Pé de Laranja Lima.
Autor: José Mauro de Vasconcelos 
Número de Páginas190
EditoraMelhoramentos

Sinopse: O menino Zezé, filho de uma família paupérrima, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera, conferindo alma a animais e árvores. Assim é que um pé de laranja lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância está de todo perdida no precoce aprendizado da dor e da saudade.

Esse é um daqueles livros que você não consegue parar de ler até concluí-lo e por se tratar de um livro pequeno, dar pra ser devorado super rápido. 
Fiquei apaixonada pela obra de José Mauro de Vasconcelos, posso afirmar com toda certeza que esse se tornou um dos meus livros favoritos e também um dos mais emocionantes que já li. 
É incrível como a simplicidade na linguagem consegue cativar o leitor, fazendo com que você possa imaginar cada cena como se estivesse se passando naquele exato momento, ali na sua frente.
O livro mostra a vida de Zezé, uma criança pobre, muito travessa e inteligente que faz de tudo para chamar atenção, mas sempre acaba levando uma surra, pois muito mais do que falta de dinheiro, existe a falta amor e compreensão naquela família.
"A pobreza lá em casa era tanta que a gente desde cedo aprendia a não gastar qualquer coisa. Tudo custava muito dinheiro. Era caro."

"Eu não estava fazendo nada. Quando eu mereço, eu não me importo de apanhar. Mas eu não estava fazendo nada." 

Zezé cria um mundo de fantasia, e encontra na amizade com um pé de laranja lima, uma forma de se refugiar da realidade dolorida na qual ele vive.
"- Mas que lindo pezinho de Laranja Lima! Veja que não tem nem um espinho. Ele tem muita personalidade que a gente de longe já sabe que é Laranja Lima. Se eu fosse do seu tamanho, não queria outra coisa."

Não posso esquecer-me do Portuga, Manuel Valadares, que despertou em mim um sentimento de raiva, mas no decorrer da leitura, fiquei tão encantada com a sinceridade e ternura da amizade entre o Portuga e Zezé.
O Meu Pé de Laranja Lima é um famoso clássico da literatura brasileira. Admito que julguei o livro pela capa e não imaginava que seu conteúdo era tão rico, que é impossível ler sem se emocionar.




Super indico!
Espero que tenham gostado, até a próxima!




2 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei pelo fato da capa não me atrair.
    Depois do que você disse sobre ele fiquei com vontade de ler *-* Acho que na biblioteca da escola que eu estudo deve ter :) em breve vou procurar!
    Beijo

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir